Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Teerão: Mulheres voltam a hoje entrar no estádio para ver Irão - Portugal

Mulheres, ainda que necessariamente acompanhadas por homens, estão a entrar em estádios no Irão pela primeira vez em quase 40 anos.

Teerão: Mulheres voltam a hoje entrar no estádio para ver Irão - Portugal
Notícias ao Minuto

10:19 - 25/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Autoridades

O Campeonato Mundial de Futebol está a contribuir para uma mudança de política no Irão no que diz respeito à presença de mulheres nos estádios de futebol. Pela primeira vez desde a revolução iraniana de 1979, milhares de mulheres puderam entrar no maior estádio do Teerão, acompanhadas por homens, para assistir ao jogo contra Espanha, no passado dia 20 (Espanha ganhou por 1-0).

A mudança de ideias das autoridades aconteceu após a vitória do Irão sobre Marrocos, também pela margem mínima (1-0), quando milhares de pessoas saíram às ruas na capital para celebrar, muitas delas mulheres.

Recorde-se que as mulheres são proibidas de entrar nos estádios – podem mesmo ser presas – para não serem expostas a ambientes masculinos, mas a febre do Mundial está a aligeirar as preocupações. E Estádio Azadi, com capacidade para 100 mil pessoas, pode receber muita gente.

É precisamente isso que vai acontecer esta segunda-feira. O jogo do Irão contra Portugal será transmitido em direito no Estádio Azadi e as famílias (mulheres incluídas), podem ir assistir, conforme anunciou Mohsen Hamedani, vice-governador de Teerão, citado pela agência Mehr.

Este pequeno avanço na política surge numa altura em que se começam a notar alívios às restrições às mulheres na vizinha Arábia Saudita, por exemplo. No ano passado, três estádios do reino do Golfo (Riade, Jeddah e Dammam) começaram a ser preparados para receber famílias este ano.

Saliente-se também outro avanço recente naquele território: as mulheres sauditas passaram a poder conduzir. embora o caminho seja ainda longo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório