Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Neve Te Aroha. Primeira-ministra neozelandesa apresenta filha ao mundo

Jacinda Ardern vai passar seis semanas de licença de maternidade. Depois, volta ao trabalho e o marido fica em casa a cuidar de Neve Te Aroha. Primeira-ministra da Nova Zelândia sublinha importância de poder "fazer escolhas" em relação à família e à carreira.

Notícias ao Minuto

08:50 - 25/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jacinda Ardern

Três dias depois de dar à luz, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, apresentou a sua filha perante os meios de comunicação social.

A líder do Partido Trabalhista da Nova Zelândia saiu do hospital no domingo e anunciou que o nome escolhido para a filha é Neve Te Aroha Ardern Gayford,

“De várias formas, significa ‘brilhante’, ‘radiante’ e ‘neve’, o que parece um bom nome para o Matariki e para o solstício”, afirmou Ardern, citada pelo The New York Times, referindo-se às celebrações do novo ano para o povo indígena Maori.

Te Ahora significa “amor” na linguagem Maori, tendo o nome sido escolhido, segundo a própria Jacinda Ardern, para refletir o amor que a sua filha recebeu “ainda antes de ter chegado”.

Jacinda Ardern tornou-se a primeira líder mundial a dar à luz enquanto cumpria um mandato político em cerca de três décadas. A primeira-ministra afastou-se do cargo em outubro, sendo substituída provisoriamente pelo seu ‘vice’, Winston Peters.

A primeira-ministra neozelandesa vai agora passar seis semanas em casa com licença de maternidade, para depois assumir o seu cargo. O seu marido, Clarke Gayford, ficará em casa, igualmente de licença, a cuidar de Neve Te Aroha.

Questionada pelos jornalistas, Jacinda Ardern sublinhou que é importante que “não só as mulheres possam fazer escolhas, mas também os homens”.

“Espero que haja um futuro para as raparigas e os rapazes em que possam fazer escolhas sobre a forma como criam a sua família e que o tipo de carreira que escolham tenha base naquilo que querem e que os faça feliz”, reiterou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório