Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Delegação comunista francesa detida na Turquia

Três membros de uma delegação comunista francesa foram detidos hoje em Agri, na Turquia, onde se tinham deslocado como observadores das eleições presidenciais e legislativas, anunciou o Partido Comunista Francês (PCF) num comunicado.

Delegação comunista francesa detida na Turquia
Notícias ao Minuto

16:31 - 24/06/18 por Lusa

Mundo PCF

"O poder turco quer assim reprimir todas as vozes que divulgam as fraudes em massa, nomeadamente escrevendo no (rede social) Twitter que 'os membros da delegação seriam falsos observadores que tentariam manipular as eleições'", indicou o PCF.

"Eles foram detidos e impedidos de realizar a sua missão. Foram ouvidos por um procurador que ficou com os seus passaportes. Estão retidos na esquadra até ao final da votação", precisou à rádio Franceinfo o secretário-geral do Partido Comunista, Pierre Laurent.

A agência turca Anadolu informou que foram instaurados processos judiciais contra 10 estrangeiros acusados de se terem feito passar por observadores internacionais.

O principal partido da oposição turco já divulgou tentativas de fraude durante as eleições.

"Chegaram-nos numerosas queixas", sobretudo da província de Sanliurfa (sudeste), declarou o porta-voz do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), Bulent Tezcan, que enumerou vários exemplos de tentativas de introduzir votos falsos nas urnas.

Mais de 56 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas para escolherem o seu presidente e deputados num escrutínio que marca a passagem do sistema parlamentar em vigor para um regime presidencialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório