Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 32 civis da etnia fula mortos na região central do Mali

Pelo menos 32 civis da etnia fula foram mortos na região central do Mali num ataque atribuído a caçadores tradicionais, conhecidos pelo nome "dozo", noticiou hoje agência noticiosa France Presse (AFP).

Pelo menos 32 civis da etnia fula mortos na região central do Mali
Notícias ao Minuto

15:24 - 24/06/18 por Lusa

Mundo Ataque

"Foram os `dozo´, que chegaram sábado à vila de Koumaga, na zona de Djenné (região centro do país). Eles cercaram a vila, isolaram os membros da etnia fula das outras comunidades e mataram pelo menos 32 civis", revelou Abel Diallo, presidente de uma associação local

Entre os mortos estarão também crianças da etnia fula, adiantou uma outra fonte local à AFP.

As autoridades oficiais do Mali não se mostraram disponíveis, até ao momento, para comentar o sucedido.

A violência tem-se multiplicado nos últimos três anos na região centro do Mali entre membros de diferentes etnias, as quais vivem sobretudo da agricultura.

O Mali atravessa também problemas na luta contra o jihadismo, tendo nos últimos meses o exército do Mali neutralizado alegados terroristas na região centro do país, com organizações de defesa dos direitos humanos a denunciar a prática de execuções sumárias e extrajudiciais.

Segundo Abdel Diallo, o que se está a passar é "muito grave", ao associar-se certas etnias ao jihadismo, tendo tais preocupações sido comunicadas às autoridades do país.

Os Estados Unidos pediram ao Mali a abertura de um inquérito credível e transparente após a descoberta de 25 corpos em três valas comuns na região de Mopti, havendo suspeitas de envolvimento de militares do exército naquelas atrocidades.

O Canadá, que vai enviar nas próximas semanas cerca de 250 "capacetes azuis" para o Mali, e a União Europeia já manifestaram as suas preocupações com a situação naquele país africano.

O primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubeye Maïga, deverá iniciar na segunda-feira uma visita a França, a um mês das eleições presidenciais de 29 de julho naquele país africano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório