Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Matteo Salvini condena 'arrogância' de Macron

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, condenou veementemente, no sábado, "a arrogância" do Presidente francês, Emmanuel Macron, a menos de 24 horas de uma minicimeira europeia sobre as migrações que se prevê conturbada.

Matteo Salvini condena 'arrogância' de Macron
Notícias ao Minuto

07:59 - 24/06/18 por Lusa

Mundo Migrações

Referindo os números de migrantes chegados a Itália e o custo que tal representou para o país, Salvini, que é também o líder da Liga, partido de extrema-direita, disse estar espantado por esta situação não ser considerada um problema pelo "arrogante Presidente francês".

"Convidamo-lo a pôr fim aos insultos e a demonstrar a sua generosidade com factos, abrindo os numerosos portos franceses e parando de recambiar mulheres, crianças e homens para Vintimille", na fronteira entre França e Itália, declarou Salvini, citado pela sua porta-voz.

"Se a arrogância francesa pensa transformar a Itália em campo de refugiados de toda a Europa, talvez desembolsando alguns euros de gorjeta, está completamente enganada", concluiu.

A França e Espanha propuseram a criação de centros fechados na Europa para gerir os migrantes que desembarcam procedentes do Mediterrâneo.

Não é a primeira vez que Salvini ataca França e o Presidente francês, tendo igualmente condenado a sua "hipocrisia" após declarações críticas em relação ao Governo italiano por este se ter recusado a acolher o navio humanitário Aquarius.

Na sexta-feira, Salvini tinha atacado Macron depois de este ter condenado "a lepra nacionalista" que grassa na Europa.

"Talvez sejamos populistas leprosos, mas eu só recebo lições de quem abre os seus portos. Recebam milhares de migrantes e depois voltamos a falar", disse Salvini, dirigindo-se ao Presidente francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório