Meteorologia

  • 18 JULHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Guterres e Pompeo discutem Coreia do Norte e Médio Oriente

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, avaliaram hoje o processo de diálogo com a Coreia do Norte e a situação no Médio Oriente, num encontro em Washington.

Guterres e Pompeo discutem Coreia do Norte e Médio Oriente
Notícias ao Minuto

20:21 - 23/06/18 por Lusa

Mundo ONU

Em comunicado, o Departamento de Estado informou sobre o teor do encontro, que decorreu dias depois da decisão dos EUA de abandonarem o Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas.

O responsável da ONU e o chefe da diplomacia norte-americana falaram sobre o Médio Oriente, o conflito na Líbia e sobre os esforços para iniciar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte, assim como sobre o "sucesso" da histórica cimeira em Singapura entre Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Além disso, Guterres e Pompeo concordaram na necessidade de "dar prioridade" à chegada de ajuda humanitária à Síria e ao Iémen.

Antes da reunião, numa curta aparição perante a imprensa, os dois cumprimentaram-se e o governante norte-americano disse a Guterres: "Bem-vindo, senhor secretário-geral. É fantástico estar consigo".

O encontro ocorreu após a visita à Rússia que o responsável da ONU realizou esta semana, durante a qual se encontrou com o Presidente, Vladimir Putin, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

A reunião também decorreu depois de a administração norte-americana ter anunciado a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos, uma decisão criticada pela maioria da comunidade internacional e que as Nações Unidas classificaram como "dececionante, mas não surpreendente".

A embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas, Nikki Haley, justificou o abandono do CDH com o que disse ser o "preconceito crónico" deste órgão contra Israel e com a admissão de países como a China, Venezuela, Cuba ou República Democrática do Congo, que na sua opinião "não respeitam" os direitos humanos e deveriam ser excluídos.

Guterres também participou hoje, na capital norte-americana, como orador principal na primeira conferência sobre a comunidade luso-americana, organizada pela Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.