Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Três membros de 'La Manada' saem da prisão depois de pagarem fiança

Três membros do grupo conhecido como 'La Manada', que violou uma rapariga de 18 anos em 2016 e que estavam detidos em Pamplona (Espanha), abandonaram hoje a prisão, depois de pagarem uma fiança de 6.000 euros cada um.

Três membros de 'La Manada' saem da prisão depois de pagarem fiança
Notícias ao Minuto

17:54 - 22/06/18 por Lusa

Mundo Espanha

Até ao fim do dia espera-se que saiam também da prisão os outros dois homens do grupo, que estão presos numa prisão dos arredores de Madrid.

Desde quinta-feira, ao ser conhecida a decisão do juiz de que os condenados seriam libertados provisoriamente, que várias manifestações populares foram organizadas de forma espontânea contra a medida.

Um tribunal da Comunidade Autónoma de Navarra decidiu na quinta-feira que os membros da autodenominada 'La Manada' podem sair provisoriamente da prisão depois de pagarem individualmente uma fiança de 6.000 euros e até que o Tribunal Supremo se pronuncie definitivamente sobre uma série recursos apresentados.

Os cinco jovens sevilhanos, com idades entre 27 e 29 anos, estavam há dois anos em prisão preventiva, tendo sido condenados em 26 de abril último a nove anos de prisão por um delito de "abuso sexual" cometido em grupo sobre uma jovem de Madrid durante as festas de São Firmino, de Pamplona, no verão de 2016.

Uma sentença muito controversa depois de o juiz não ter aceitado o pedido da 'acusação' para serem condenados por violação.

No auto de notificação conhecido hoje, o tribunal explicou que os cinco condenados perderam o anonimato, o que faz "menos impensável" o risco de repetirem o delito e também complica a possibilidade de fugirem à Justiça.

Por outro lado, os magistrados alegam que os homens vivem a mais de 500 quilómetros da vítima, que não têm antecedentes de delitos sexuais, que não têm dinheiro para "conseguirem uma fuga eficaz" e que o alarme social não justifica a sua manutenção em prisão preventiva.

Leia mais aqui: 'La Manada': Violação, orgia, má justiça? Muita polémica e pouco consenso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório