Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Criança que aparece na capa da Time não foi separada da mãe

Pai da menina cuja fotografia se tornou símbolo da desumanidade na fronteira entre Estados Unidos e México disse que a filha e a mulher estão juntas num centro de detenção. A sua filha não é uma das 2.300 que foram separadas dos pais, mas podia ter sido.

Criança que aparece na capa da Time não foi separada da mãe
Notícias ao Minuto

14:11 - 22/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Fronteira

A fotografia de uma criança a chorar enquanto a mãe era revistada pelas autoridades na fronteira entre os Estados Unidos e o México tornou-se símbolo da crueldade da política de “tolerância zero” da administração Trump.

A mesma fotografia acabou por ser utilizada para a emblemática capa da Time, que sairá para as bancas na próxima quinta-feira, com a criança, a chorar, ao lado de um Donald Trump impávido e sereno.

No entanto, o pai da menina disse ao The Washington Post que a criança e a mãe não foram separadas na fronteira, mas sim que estão detidas em conjunto.

Ao início, pouco se sabia da história da menina. O fotojornalista John Moore contou que estava a falar com a mãe da menina, natural das Honduras, quando esta foi abordada pelas autoridades. A mãe pousou a menina no chão, ao que esta começou a chorar. Tirou de imediato a fotografia. 

Na mesma altura, noticiava-se que 2.300 crianças foram separadas dos pais na fronteira dos Estados Unidos, com os relatos retirados de um interior dos campos de detenção a revelarem a crueldade vivida na fronteira. Perante a foto emblemática do momento que lá se vive, os media partiram do pressuposto que a menina de dois anos das Honduras também tinha sido separada da mãe.

Javier Varela Hernandez reconheceu de imediato a fotografia quando a viu a circular por todo o mundo. Temeu que a filha tivesse sido separada da mulher, Sandra Sanchez.

“No primeiro segundo que vi, soube que era a minha filha”, contou Varela Hernandez ao The Washington Post. “Reconheci-a imediatamente”.

Na quinta-feira, contudo, ficou a saber que a filha e a mulher estão juntas, detidas em McAllen, Texas. As duas foram detidas no passado dia 12 de junho, tendo sido transferidas para um centro de detenção a 17 de junho.

Varela Hernandez recebeu um telefonema da ministra dos negócios estrangeiros das Honduras que confirmou que a sua filha e a mulher estavam juntas. Apesar de não saber o estado em que se encontram, ficou aliviado por saber que a filha de apenas dois anos não estava sozinha.

Quando foi divulgado que a criança em causa não tinha sido separada da mãe, os media conservadores norte-americanos, em particular os que são próximos de Donald Trump, como o Breitbart, partilharam a história como ‘fake news’.

Contudo, como o próprio pai da menina hondurenha sublinha, não se pode duvidar das “violações de direitos humanos” que estão a ocorrer na fronteira. A sua filha, felizmente, não foi uma das 2.300 que foram separadas dos pais, mas podia ter sido.

Este pai, um bocado mais aliviado por saber que a filha não está sozinha, disse sentir “orgulho” na criança, que “representa o problema em torno da imigração”, em que crianças são separadas dos pais numa política de “tolerância zero”.

Veja também: A desinformação em tempos de cólera: Uma imagem falsa num assunto real

Recomendados para si

;
Campo obrigatório