Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Coreias vão permitir reencontro entre famílias divididas pela guerra

Encontros marcados entre os dias 20 e 26 de agosto.

Coreias vão permitir reencontro entre famílias divididas pela guerra
Notícias ao Minuto

12:22 - 22/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Guerra

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão permitir que as famílias divididas pela Guerra da Correia (1950-1953) se reencontrem.

As reuniões temporárias vão decorrer no resort Diamond Mountain, entre os dias 20 e 26 de agosto, confirmou o ministro da unificação sul-coreano ao The Independent.

Cada uma das Coreias vai enviar 100 participantes para os encontros que são bastante emotivos. O último encontro semelhante realizou-se em 2015.

Com o fim da Guerra da Coreia, que terminou com um armistício em vez de um tratado de paz, as duas Coreias baniram milhões de pessoas, impossibilitadas de visitarem os seus familiares a viverem do outro lado da fronteira.

Muitas destas famílias ficaram décadas sem saber se os seus familiares estavam vivos, sendo que os governos proibiram a troca de correspondência, telefonemas ou emails.

Os encontros marcados para o próximo mês de agosto surgem numa altura em que Norte e Sul têm melhorado substancialmente as suas relações e já após a cimeira de Singapura, que terminou com um acordo entre Donald Trump e Kim Jong-un, descrito pelo primeiro como "histórico" e "abrangente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório