Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

La Manada. Protestos hoje em várias cidades contra libertação

Ilibados de violação, saíram em liberdade condicional após pagarem seis mil euros. Ontem já houve protestos e adivinham-se mais.

La Manada. Protestos hoje em várias cidades contra libertação
Notícias ao Minuto

10:08 - 22/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Espanha

A indignação saiu ontem à rua e esta sexta-feira deverá repetir-se em algumas cidades espanholas.

Os cinco homens naturais de Sevilha, com idades entre 26 e 29 anos e que se autointitulavam 'La Manada', estavam há quase dois anos em prisão preventiva. Foram condenados em finais de abril a nove anos de prisão, cada um, por "abuso sexual" crime levado a cabo durante as festas de San Fermín, em Pamplona, no verão de 2016. Estavam detidos desde julho do mesmo ano.

O juiz, na altura, considerou não serem violação os atos que os sevilhanos filmaram envolvendo uma jovem de 18 anos. Já nesta quinta-feira, com dois votos a favor e um contra, o coletivo de juízes optou por conceder a liberdade condicional aos detidos, decisão suportado no facto de não terem antecedentes de crimes sexuais e de, por viverem a mais de 500 quilómetros de distância da vítima, não colocarem em causa a tranquilidade desta.

O caso tem provocado indignação em Espanha, com críticas à Justiça e e à legislação. Mas a indignação deu na última quinta-feira lugar ao protesto, depois de o grupo que se gabava do seu comportamento num grupo de Whatsapp ter saído em liberdade condicional, após pagarem fiança de seis mil euros.

Ontem houve protestos em Pamplona e Barcelona mas, como destaca o El Pais, hoje há mais cidades com protestos marcados.  Madrid, Sevilha, Málaga, Granada, Valencia e Saragoça são seis cidades que esta sexta-feira se juntam à indignação. "Se 'La Manada' sai para a rua, nós também saímos" é um dos motes para estes protestos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório