Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela: 16 empresários detidos e acusados de boicote e contrabando

As autoridades venezuelanas confirmaram hoje a detenção de 16 empresários por suspeita de envolvimento nos crimes de boicote, desestabilização, contrabando de alimentos e associação criminosa.

Venezuela: 16 empresários detidos e acusados de boicote e contrabando
Notícias ao Minuto

06:42 - 22/06/18 por Lusa

Mundo Autoridades

As detenções foram confirmadas hoje pelo procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte, Tarek William Saab, durante uma conferência na sede do Ministério Público, em Caracas.

Segundo o procurador, os empresários incumpriram um contrato que previa que entregassem 38% da produção local de arroz a uma empresa estatal, tendo desviado os produtos e vendido a empresas privadas e também que receberam financiamento do Estado, materiais, assessoria, lotes de terreno e tiveram acesso a divisas a preços preferenciais.

Por outro lado, anunciou que estavam a decorrer rusgas a quatro empresas privadas que terão comprada a produção à Delagro (corporação estatal).

"Estamos também a investigar empresas privadas que empacotam e comercializam produtos, usando logotipos e emblemas de empresas estrangeiras, para assim simularem que se tratam de alimentos importados e aumentar os preços", explicou o procurador.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades para conseguir alguns produtos do cabaz básico no mercado local.

Também de que alguns produtos são distribuídos no mercado local a preços inacessíveis para a população, tendo em conta os baixos salários locais.

Para comprar um quilograma de arroz, os venezuelanos precisam do equivalente a 30% do salário mínimo integral (com todos os subsídios incluídos) mensal.

O Governo venezuelano ordenou, na quarta-feira, o controlo, por militares, de oito mercados municipais em várias cidades venezuelanas, numa operação que procura combater o açambarcamento de produtos e a especulação dos preços.

A medida prevê, numa primeira faze, que outros 21 mercados sejam também ocupados temporariamente e que, numa segunda etapa, outros 68 mercados sejam tomados pelas autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório