Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Tribunal da Coreia do Sul proíbe a morte de cães pela sua carne

Ativistas acreditam que a decisão pode ser o primeiro passo para tornar ilegal o próprio consumo.

Tribunal da Coreia do Sul proíbe a morte de cães pela sua carne
Notícias ao Minuto

23:59 - 21/06/18 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

Um tribunal da sul-coreano decidiu tornar ilegal a prática de matar cães pela carne, numa decisão que os ativistas acreditam que pode ser um primeiro passo para tornar o próprio consumo ilegal.

A carne de cão tem feito parte da cozinha da Coreia do Sul desde há longos anos, com cerca de um milhão de cães a serem mortos todos os anos para esse efeito. No entanto, o consumo tem diminuído e a prática é agora uma espécie de tabu entre as gerações mais novas.

A decisão, tomada por um tribunal de Bucheon esta quinta-feira, foi relativa a um caso levado à justiça por um grupo de ativistas de direitos animais contra uma fazenda de criação para consumo e dizia que o consumo de carne não era razão legal válida para matar cães.

Apesar de a decisão já ser referente a abril, os detalhes foram apenas libertados esta semana.

"É bastante significativo que esta seja a primeira decisão que diga em tribunal que matar cães pela carne por si só é ilegal", disse a advogada do grupo ativista citada pelo Guardian.

O consumo de carne de cão é uma zona cinzenta na lei sul-coreana. Apesar de não haver nenhuma proibição, as autoridades têm invocado regulamentos de higiene ou leis de proteção animal para tentar evitar que fazendas ou restaurante operem durante eventos internacionais.

Um inquérito realizado o ano passado demonstrou que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cão, mas apenas 40% acreditam que a prática devia ser banida.

A associação pretende apresentar mais queixas contra outras fazendas e matadouros de cães de forma a pressionar as autoridades para que tomem medidas contra o consumo e para afetar a indústria.

Na China, Taiwan proibiu o ano passado o consumo de carne de cão, no entanto, começa esta quinta-feira, dia 21, o festival anual de carne canina em Yulin, alvo de grandes críticas em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório