Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Milhares fogem dos bombardeamentos do regime no sul

Mais de 12.000 sírios fugiram nos últimos três dias da província de Deraa (sul), controlada maioritariamente pelos rebeldes e alvo de bombardeamentos do regime de Damasco, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: Milhares fogem dos bombardeamentos do regime no sul
Notícias ao Minuto

13:28 - 21/06/18 por Lusa

Mundo Observatório

"Pelo terceiro dia consecutivo, milhares de sírios fugiram de várias localidades no leste da província de Deraa, quando se intensificam os tiros de artilharia e os ataques aéreos das forças lealistas", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, à agência France-Presse.

"Dirigem-se para localidades sem bombardeamentos, próximas da fronteira jordana", adiantou.

Segundo a agência oficial Sana, "a artilharia do exército sírio está a atacar (...) a cidade de Hirak, no nordeste de Deraa, e a cidade de Basr al-Harir (...) para destruir fortificações".

Deraa está relativamente próxima dos montes Golã sírios, uma parte dos quais está ocupada por Israel desde 1967.

A província está dividida entre diferentes grupos rebeldes, que controlam perto de 70% do território, as forças do regime do presidente Bashar al-Assad e o grupo extremista Estado Islâmico, que mantém uma presença marginal.

Deraa foi em março de 2011 o berço da contestação, cuja repressão levou à guerra da Síria que já causou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório