Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento de Taiwan aprova corte nas pensões dos militares

O parlamento de Taiwan aprovou na quarta-feira uma lei controversa que vai reduzir significativamente as pensões dos militares, uma reforma que provocou violentos protestos de rua.

Parlamento de Taiwan aprova corte nas pensões dos militares
Notícias ao Minuto

08:48 - 21/06/18 por Lusa

Mundo Tsai Ing-wen

Para a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, as reformas do sistema de previdência dos militares e de outras autoridades são "dolorosas, mas necessárias" para "impedir o colapso do sistema e a ruína das finanças públicas".

Tsai, primeira mulher chefe de Estado na ilha, no poder há dois anos, alertou para a rotura de alguns planos de pensões já em 2020.

De acordo com estimativas oficiais, os militares veteranos verão as pensões reduzidas ligeiramente a partir do próximo mês e em mais de 20% na próxima década. Para soldados de baixo escalão, o declínio será menos percetível.

Nos últimos meses, milhares de veteranos e oficiais do exército protestaram regularmente contra as reformas. Em abril último, dezenas de polícias e jornalistas ficaram feridos, quando manifestantes tentaram arrancar o portão de entrada do parlamento.

"As crises foram superadas", reagiu a Presidente após a adoção da lei, na sua conta oficial da rede social Facebook.

O parlamento adotou em junho de 2017 uma lei separada sobre as pensões dos funcionários públicos. Ambas as leis devem entrar em vigor a 1 de julho próximo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório