Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Europeus poderão ter de pagar taxa para ficar no Reino Unido após Brexit

Os europeus a residir no Reino Unido poderão ter de se registar e pagar uma taxa para ficar no país depois do Brexit.

Europeus poderão ter de pagar taxa para ficar no Reino Unido após Brexit
Notícias ao Minuto

23:58 - 20/06/18 por Sara Gouveia

Mundo Sajid Javid

Revelando os primeiros detalhes de um esquema de registo para os três milhões de cidadãos europeus a residir no Reino Unido, fontes do Ministério do Interior britânico disseram ao The Sun que Sajid Javid, o ministro do Interior, terá dito que além do registo será necessário também o pagamento de uma taxa, com o propósito de cobrir os custos para a tutela.

A taxa teria um valor de 65 libras (cerca de 75 euros)  que, apesar de ser mais barato do que o valor do passaporte britânico, poderá levar a uma onda de criticas por parte de Bruxelas.

O negociador do parlamento europeu para o Brexit, Guy Verhofstadt, já veio publicamente referir as preocupações da União Europeia relativamente aos "custos".

"Há um número de preocupações relacionadas com o custo do sistema de registo e com o facto de poder não estar acessível a pessoas mais vulneráveis - bem como o tempo que poderá demorar", disse aos deputados britânicos.

"Todos podem ser vítimas do Brexit - mas não os cidadãos", acrescentou.

A primeira-ministra do país, Theresa May, já aceitou que os três milhões de europeus possam ficar no Reino Unido, desde que se candidatem a um visto. 

Depois de alguns detalhes revelados sobre este registo, Sajid Javid exigiu o mesmo tipo de compromisso por parte da União Europeia para com os britânicos residentes nos países europeus.

"Ao publicar os detalhes de como vamos administrar o nosso esquema de vistos demonstra que estamos a honrar o compromisso que fizemos para com os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, mas estou preocupado por não ter visto o mesmo tipo de planos de como os estados-membros vão apoiar os britânicos que vivem nos seus países", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório