Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Marrocos proíbe colóquio sobre liberdades individuais

As autoridades marroquinas proibiram hoje um colóquio sobre as liberdades individuais que teria juntado políticos e intelectuais de diferentes campos e representantes de minorias na cidade de Casablanca.

Marrocos proíbe colóquio sobre liberdades individuais
Notícias ao Minuto

20:23 - 20/06/18 por Lusa

Mundo Autoridades

O ativista e empresário Nuredin Ayuch, que organizou o encontro, considerou que foi "uma catástrofe, um retrocesso", indicando que a proibição lhe foi comunicada verbalmente e assentava em razões que chamou hipócritas.

O Governo, em que participariam minorias religiosas, sexuais e representantes do mundo árabe, alegou que o colóquio não se realiza porque não foi programado segundo as regras, afirmou Ayuch, para quem a proibição é "um drama para a sociedade civil".

O ativista rejeitou que o rei Mohamed VI tenha tido qualquer intervenção na decisão, assegurando que "os democratas continuarão a bater-se".

"Marrocos não merece este tipo de decisões, nem merece o Governo atual, nem os partidos medrosos que receiam até a própria sombra", declarou.

Desde que foi anunciado, o colóquio foi duramente criticado por alguns clérigos salafistas marroquinos, que consideraram que se pretendia sabotar os valores da sociedade marroquina e semear o caos ideológico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório