Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Secretária de segurança interna vaiada em restaurante mexicano

Kirstjen Nielsen tornou-se o rosto da política de "tolerância zero" norte-americana em relação à imigração. “Se as crianças não comem em paz, tu também não”, gritaram manifestantes.

Secretária de segurança interna vaiada em restaurante mexicano
Notícias ao Minuto

15:43 - 20/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Kirstjen Nielsen

Um grupo de manifestantes criticou a secretária de segurança interna dos Estados Unidos num restaurante mexicano em Washington.

Enquanto comia, Kirstjen Nielsen foi vaiada por um grupo que gritou “vergonha” e criticou a situação que se vive na fronteira dos Estados Unidos com o México, onde centenas de crianças têm sido afastadas dos seus pais, detidos pelas autoridades norte-americanas por tentarem entrar no país.

Os manifestantes notaram, particularmente, a ironia de Nielsen, rosto da política de imigração norte-americana, estar a jantar num restaurante mexicano.

“Como é que podes desfrutar de um jantar mexicano enquanto deportas e prendes milhares de pessoas que procuraram asilo nos Estados Unidos?”, questionaram os manifestantes. “Se as crianças não comem em paz, tu também não”.

Kirstjen Nielsen ignorou os manifestantes e acabou por abandonar o restaurante acompanhada por uma pessoa que não foi identificada.

De acordo com o departamento de segurança nacional norte-americana, entre 5 de maio e 9 de junho deste ano, mais de duas mil crianças foram separadas dos pais na sequência da política de “tolerância zero” do governo norte-americano.

As medidas tomadas pelos serviços de imigração determinam que todos os adultos que tentem atravessar ilegalmente a fronteira são detidos e acusados, independentemente de virem ou não acompanhados por crianças. Nesse sentido, nos últimos dias têm aumentado os relatos de crianças separadas dos pais e confinadas em centros de detenção.

Perante as críticas, Donald Trump e a sua administração mantêm a intransigência e não dão sinais de querer recuar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório