Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estados Unidos poderão sair hoje do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo vai esta terça-feira falar aos jornalistas, tendo fontes próximas da administração garantido que se prepara a saída dos Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Estados Unidos poderão sair hoje do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Notícias ao Minuto

17:34 - 19/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Trump

A ameaça já tinha sido feita e pode mesmo concretizar-se esta terça-feira. De acordo com fontes próximas da administração norte-americana, citadas pela Bloomberg, os Estados Unidos preparam-se para anunciar a saída do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta terça-feira o secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo, e a embaixadora norte-americana para a ONU, Nikki Haley, vão falar a partir de Washington às 17h (22h em Lisboa), estimando-se que o tema seja precisamente este.

A decisão, a confirmar-se, vem no seguimento da troca de críticas entre o órgão e o presidente norte-americano, nomeadamente após a saída dos Estados Unidos da Declaração de Nova Iorque sobre Refugiados e Migrantes, do Acordo de Paris e do acordo nuclear do Irão.

Ainda esta segunda-feira, na sequência das notícias em torno da separação de crianças imigrantes dos seus pais, nos centros de detenção, o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al-Hussein, pediu ao governo norte-americano que acabasse com esta política "inconcebível".

Os Estados Unidos, lembra a Reuters, já se retiraram do Conselho de Direitos Humanos durante três anos durante a vigência do presidente George W. Bush. Barack Obama voltou a reintegrar o país em 2009.

[Notícia atualizada às 17h53]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório