Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Salvini quer recensear comunidade cigana e expulsar quem não é italiano

Ministro italiano do Interior quer saber "quem são e quantos são" os ciganos que vivem em Itália. Os que não forem italianos deverão ser expulsos, anunciou Salvini, que admite que os italianos ficarão no pais, porque "não os pode expulsar".

Salvini quer recensear comunidade cigana e expulsar quem não é italiano
Notícias ao Minuto

10:37 - 19/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Itália

Depois de recusar receber um barco com mais de 600 pessoas em risco de afogamento no Mediterrâneo, o novo governo italiano prepara-se para recensear a comunidade cigana em Itália. O objetivo é expulsar os ciganos que não sejam italianos.

A informação foi dada pelo ministro do Interior, Matteo Salvani, líder da Liga, partido da extrema-direita que lidera o Executivo italiano em coligação com o partido anti-sistema Movimento 5 Estrelas.

Salvini anunciou que pretende realizar os censos para saber “quem são e quantos são” os ciganos que vivem em Itália, sendo que o objetivo é expulsar todos os que não sejam italianos. Já os cidadãos italianos, deverão permanecer no país, segundo o ministro do Interior.

“Infelizmente, teremos de ficar com os ciganos italianos, porque não os podemos expulsar”, afirmou Salvini à estação televisiva Telelombardia, citado pela Reuters.

As declarações do novo ministro do Interior geraram indignação no país, com o Partido Democrático a falar em declarações que lembram uma tentativa de “limpeza étnica”, e surgem quando Itália tem sido alvo de críticas perante a recusa do país em receber o barco Aquarius, com mais de 600 refugiados e migrantes a bordo, que durante alguns dias ficaram em alto mar porque o governo italiano recusou recebê-los.

Depois das recusas de Itália e Malta, o governo espanhol acabou por aceitar receber o barco, tendo o mesmo chegado a Valência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório