Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Quase metade dos migrantes do Aquarius deseja ir para França

Quase metade dos 6290 migrantes resgatados pelo navio Aquarius, que chegaram domingo ao porto de Valência, em Espanha, deseja ir para França, anunciou hoje o governo espanhol.

Quase metade dos migrantes do Aquarius deseja ir para França
Notícias ao Minuto

14:43 - 18/06/18 por Lusa

Mundo Barco

"Quase metade dos migrantes manifestou o desejo de pedir asilo a França, que se ofereceu para receber uma parte das pessoas que viajaram no navio Aquarius", segundo um comunicado das autoridades espanholas.

Madrid anunciou sábado ter aceite a proposta francesa de receber uma parte dos migrantes do Aquarius.

Em declarações à agência France Presse, Pascal Brice, diretor geral do Gabinete Francês de Proteção dos Refugiados e Apátridas (OFPRA, na sigla em francês), garantiu que uma equipa da sua organização partirá em breve para Valência.

"Logo que as autoridades espanholas nos informem sobre o número de pessoas envolvidas, uma equipa do OFPRA contactará os migrantes para assegurar que os interessados sejam abrangidos pelo direito de asilo", afirmou aquele dirigente.

Chegados domingo a Valência, após a Itália e Malta terem recusado recebê-los, os 629 migrantes, resgatados nos dias 09 e 10 de junho ao largo da costa líbia, beneficiam de uma "autorização extraordinária de entrada por razões humanitárias, válida por 45 dias em Espanha", enquanto se examina o seu estatuto, acrescentou o governo espanhol no comunicado divulgado hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório