Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Edição

França envia missão a Espanha para identificar refugiados do Aquarius

O Ministério do Interior francês ordenou a deslocação a Valência, Espanha, de uma missão do Gabinete para a Proteção de Refugiados para identificar os requerentes de asilo que viajaram na frota do barco Aquarius e organizar o acolhimento em França.

França envia missão a Espanha para identificar refugiados do Aquarius

Em comunicado divulgado de noite, o ministério sublinhou que, "de acordo com os compromissos adotados por França na quinta-feira de 14 de junho", a delegação do gabinete deslocar-se-á a Espanha "assim que as autoridades espanholas autorizem".

O gabinete encarregar-se-á de "identificar, entre estas pessoas, refugiados com necessidade de proteção que possam ser acolhidos" em França, disse o departamento dirigido por Gérard Collomb.

O executivo francês considera que a medida "ilustra a estreita cooperação com o Governo espanhol (...), e encoraja, conforme deseja o Presidente da República, uma resposta coordenada entre os Estados-membros da União Europeia aos fluxos migratórios".

Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, comunicou ao homólogo espanhol, Josep Borrel, que França colaboraria no acolhimento de passageiros do Aquarius, depois de examinar em Espanha se estes cumprem os critérios para ter direito a asilo.

Os ministros concordaram que a cimeira do Conselho Europeu, que se realiza em 28 e 29 de junho, "será a ocasião para discutir em profundidade as questões migratórias".

Os migrantes a bordo do Dattilo, o primeiro navio da frota do Aquarius, que atracou hoje no porto de Valência apresentam uma maior percentagem de patologias do que as esperadas pelos profissionais de saúde, embora sejam ligeiras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório