Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Enviado da ONU chega ao Iémen para negociações de urgência sobre Hodeida

O enviado especial da ONU ao Iémen, Martin Griffiths, chegou hoje a Sanaa para negociações de emergência sobre a cidade de Hodeida, no quarto dia de uma ofensiva das forças pró-governamentais para retomar aos rebeldes este porto estratégico.

Enviado da ONU chega ao Iémen para negociações de urgência sobre Hodeida
Notícias ao Minuto

13:14 - 16/06/18 por Lusa

Mundo Martin Griffiths

De acordo com jornalistas de agências internacionais, Griffiths não prestou declarações à chegada ao aeroporto da capital iemenita, controlada pelos rebeldes 'huties'.

As Nações Unidas continuam a negociar com as forças governamentais, apoiadas pela coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, e com os rebeldes, que controlam Hodeida desde 2014, para deter a operação militar, que entra hoje no quarto dia.

A ONU advertiu que uma ofensiva militar poderia afetar mais de 600.000 civis, que permanecem na localidade e arredores.

Segundo o centro de imprensa do exército iemenita, as forças governamentais conseguiram controlar hoje o aeroporto de Hodeida, no sul da cidade.

Fontes militares e médicas asseguraram à agência EFE que nos últimos dias mais de 300 efetivos, pertencentes tanto às fileiras 'huties' como às forças governamentais iemenitas, morreram na ofensiva - sem conseguir diferenciar quantas vítimas morreram de cada lado do conflito - e mais de 550 ficaram feridas.

O Iémen é cenário de uma guerra civil desde finais de 2014, quando os rebeldes 'huties' tomaram Sanaa e províncias do norte e oeste do país e expulsaram o governo da capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório