Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coligação liderada pela Arábia Saudita toma aeroporto de Hodeida

As autoridades do Iémen revelaram hoje que forças lideradas pela Arábia Saudita tomaram o aeroporto na cidade de Hodeida, controlada pelos rebeldes desde 2014.

Coligação liderada pela Arábia Saudita toma aeroporto de Hodeida
Notícias ao Minuto

07:08 - 16/06/18 por Lusa

Mundo Iémen

Os militares leais ao governo exilado do Iêmen divulgaram um comunicado dizendo que os engenheiros estavam a tentar remover as minas deixadas pelos rebeldes xiitas, conhecidos como Houthis, adiantou a agência Associated Press.

Segundo a mesma fonte, os houthis não reconheceram imediatamente a perda do aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Hodeida fica no lado sul da cidade, com cerca de 600.000 habitantes.

As forças iemenitas apoiadas pela coligação árabe liderada pela Arábia Saudita lançaram na terça-feira uma ofensiva contra a cidade, controlada pelos rebeldes desde 2014.

A escalada põe também em risco a ajuda alimentar a 70% da população do Iémen, cerca de 19 milhões de pessoas, que chega ao país através do porto de Hodeida, no Mar Vermelho.

Os 15 países do Conselho de Segurança da ONU manifestaram na quinta-feira preocupação com o risco de uma degradação da situação humanitária no Iémen e pediram que os portos de Hodeida e Salif, também no Mar Vermelho, se mantenham abertos e operacionais.

Segundo a ONU, a guerra no Iémen já fez mais de 10.000 mortos e 50.000 feridos e causou a pior crise humanitária dos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório