Meteorologia

  • 03 ABRIL 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 20º

Edição

Hong Kong aprova plano para aplicar lei chinesa em parte do território

A Assembleia Legislativa de Hong Kong aprovou, na quinta-feira, um controverso plano do Governo relativo ao novo terminal ferroviário, que permite pela primeira vez a aplicação da lei chinesa numa parte do território.

Hong Kong aprova plano para aplicar lei chinesa em parte do território

De acordo com a agência France Press, o projeto de lei foi aprovado com 40 votos a favor, 20 contra e uma abstenção. Ao mesmo tempo, cerca de 200 manifestantes denunciavam uma nova invasão da China naquela região administrativa especial.

Em causa está o novo terminal de West Kowloon, no centro da metrópole, um projeto avaliado em mais de nove mil milhões de euros que irá ligar o território a Cantão, no sul da China.

Ali, e de acordo com a nova lei, serão as autoridades chinesas a realizar as formalidades da imigração. Serão também implementados os serviços de segurança do interior da China, juntamente com as verificações dos serviços de Hong Kong.

Para as autoridades chinesas e de Hong Kong, o acordo facilitará a vida dos viajantes. Porém, aos olhos dos oponentes, esta lei é um novo golpe às liberdades que aquela região administrativa especial goza sob o princípio "Um país, dois sistemas".

A antiga colónia britânica passou para a soberania chinesa em 1997, sendo governada sob aquele princípio até 2047, um período de transição de 50 anos durante o qual Hong Kong manterá um elevado nível de autonomia e um sistema financeiro e legal próprios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório