Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

França disponível para acolher migrantes do navio Aquarius

França está disponível para acolher migrantes do navio Aquarius que se enquadrem "nos critérios do direito de asilo", anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

França disponível para acolher migrantes do navio Aquarius
Notícias ao Minuto

20:49 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Comunicado

Em comunicado, o governo francês referiu que a proposta foi "acolhida favoravelmente por Espanha", país onde o navio deverá atracar no sábado com 629 migrantes a bordo.

O navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, foi proibido de atracar no domingo passado em Itália e, depois, em Malta, situação que só foi desbloqueada na segunda-feira com a oferta do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de acolher o navio em Valência.

O navio partiu na terça-feira para Espanha, escoltado por duas embarcações da Marinha italiana, com as quais repartiu os migrantes que se encontravam a bordo.

Na quarta-feira, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, desafiou o presidente francês, Emmanuele Macron, a provar a "generosidade" no acolhimento aos migrantes, considerando que França não respeitou os compromissos nesta matéria.

Ao intervir no Senado, Salvini disse que França se comprometeu a acolher "9.816 migrantes" chegados nos últimos anos a Itália, mas não acolheu mais de 640.

Convidou mesmo o chefe de Estado francês a "passar da palavra aos atos" e a dar "um sinal de generosidade", acolhendo estes imigrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório