Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Bulgária solicita "garantias suplementares" à futura Macedónia do Norte

A Bulgária, que faz fronteira com a futura "Macedónia do Norte" pretende à semelhança da Grécia resolver os seus diferendos históricos com Skopje e nesse sentido solicitar "garantias", indicou hoje o chefe de Estado búlgaro.

Bulgária solicita "garantias suplementares" à futura Macedónia do Norte
Notícias ao Minuto

19:51 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A Bulgária está em posição de pedir garantia suplementares. É preciso impedir qualquer interferência da Macedónia ou um apoio no nosso território a organizações que contradigam a nossa Constituição", insistiu o Presidente Roumen Radev após um encontro com o seu homólogo macedónio Gjorge Ivanov.

Primeiro Estado a reconhecer a independência da Macedónia em 15 de janeiro de 1992, com quem partilha traços culturais e linguísticos, a Bulgária considera que os macedónios são eslavos de origem búlgara e que a sua língua é um dialeto do búlgaro.

Na Grécia, que concluiu na terça-feira um acordo histórico com o pequeno Estado balcânico, existe por sua vez uma província no norte designada Macedónia.

Sófia deseja que Skopje garanta através de um tratado a não-ingerência nos seus assuntos internos, e quando a Constituição macedónia estipula que "a República zela pela situação e pelos direitos dos cidadãos dos países vizinhos de origem macedónia".

"A geografia impõe-nos que sejamos extremamente prudentes", acrescentou Radev.

A futura "República da Macedónia do Norte" faz fronteira a sudeste com a Bulgária, território que na antiguidade integrou o império de Filipe II.

No entanto, em comparação com a Grécia, a Bulgária mantém relações mais tranquilas com o seu vizinho da ex-Jugoslávia e os dois países assinaram em 2017 um tratado de amizade.

Sófia e Skopje estão ainda a perspetivar uma comissão conjunta para tentar reconciliar a sua visão do passado nos livros de história dos dois países.

E num outro gesto de boa vontade, a Bulgária assegura desde 2017 a tradução para búlgaro das afirmações dos responsáveis macedónios em visita oficial, e mesmo que as duas línguas sejam muito semelhantes.

Após anos de um contencioso político e semântico, Atenas e Skopje assinaram na terça-feira um compromisso que prevê que a Macedónia possa oficialmente designar-se República da Macedónia do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório