Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Apontamentos revelam posições racistas de Einstein

Apontamentos contrastam com a imagem humanitária de Einstein que chegou, em vida, a afirmar que o racismo "era uma doença das pessoas brancas".

Apontamentos revelam posições racistas de Einstein
Notícias ao Minuto

16:11 - 14/06/18 por Andrea Pinto

Mundo Descoberta

Um conjunto de apontamentos de Albert Einstein, que foram agora tornados públicos, mostram que o cientista apresentava uma postura bastante crítica em relação a pessoas de outras nacionalidades e culturas. Consideram os historiadores, que as notas descobertas mostram mesmo um lado "racista" do físico.

As notas foram publicados na semana passada pela universidade de Princeton e levantam questões acerca "da sua atitude em relação às raças".

Em relação aos chineses, por exemplo, o autor da teoria da Relatividade acusa-os, durante uma viagem à China, Singapura, Hong Kong e Japão, de serem "pessoas industrializadas, imundas e obtusas".

Acrescenta, ainda, que são uma "nação peculiar que se assemelha a um rebanho e que parecem mais máquinas do que pessoas".

As notas estão a  deixar muitos historiados de boca aberta, uma vez que estas contrastam com a imagem humanitária de Einstein que chegou, em vida, a afirmar que o racismo "era uma doença das pessoas brancas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório