Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Polémica reforma ferroviária aprovada pelo parlamento em França

A polémica reforma ferroviária, no centro da greve mais longa nos caminhos de ferro franceses nos últimos 30 anos, foi aprovada hoje pelo parlamento de França.

Polémica reforma ferroviária aprovada pelo parlamento em França
Notícias ao Minuto

12:57 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Caminhos de ferro

Emblemática da vontade do presidente Emmanuel Macron de "transformar a França", a reforma foi aprovada pelo Senado por 245 votos contra 82, menos de 24 horas depois de uma votação por larga maioria na Assembleia Nacional.

"A lei foi aprovada, a greve já não tem utilidade", indicou o relator Gérard Cornu (Os Republicanos, direita), no final de 30 dias de greve na SNCF, o operador francês dos caminhos-de-ferro.

"Continuá-la é enfraquecer a greve, é banalizá-la", adiantou.

A paralisação foi, no entanto, renovada na quarta-feira pela intersindical dos trabalhadores ferroviários, apesar da taxa de grevistas estar em constante declínio.

Os sindicatos opõem-se a uma reforma que consideram "liberal" e que prevê acabar com o atual estatuto dos ferroviários, que permitia uma reforma precoce e emprego garantido, para os novos funcionários.

Segundo o governo, trata-se de alinhar os custos da SNCF com os dos concorrentes estrangeiros na perspetiva da abertura à concorrência no seio da União Europeia.

Os grupos CRCE (de maioria comunista) e socialista votaram contra, enquanto os senadores de Os Republicanos, o RDSE, o LREM e os Independentes votaram a favor da reforma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório