Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Procuradores e ONU pedem detenção por desvio de 11,7 milhões nas Honduras

Procuradores federais e uma missão de apoio das Nações Unidas (ONU) contra a corrupção pediram quarta-feira ao ao Supremo Tribunal Federal das Honduras que emitisse mandados de detenção para 38 políticos, funcionários do Estado e cidadãos.

Procuradores e ONU pedem detenção por desvio de 11,7 milhões nas Honduras
Notícias ao Minuto

06:21 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Corrupção

As acusações relacionam-se com o alegado desvio de fundos governamentais no valor de 11,7 milhões de dólares (cerca de 9,9 milhões de euros) para três partidos políticos, entre eles o Partido Nacional [do atual Presidente das Honduras] e o Partido Liberal, da oposição.

Os acusados terão, alegadamente, retirado dinheiro do departamento da agricultura e posteriormente canalizado para fundações e organizações não-governamentais.

"A investigação encontrou provas suficientes de que o dinheiro destinado para projetos destinados à agricultura e setor agro-industrial foram usados para financiar as campanhas do Partidod Nacional e do Partido Liberal em 2013", disse a chefe da missão da ONU, Ana Maria Calderon.

Parte dos fundos seriam usados para financiar os chamados cartões "Cachureca", distribuídos pela candidatura de Juan Orlando Hernández, e através dos quais eram atribuídos descontos à população.

Juan Orlando Hernández foi reeleito em 2017 e foi declarado vencedor numa eleições que a oposições definiu como manchadas pela fraude.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório