Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

OPAQ confirma uso de gás sarin contra civis na Síria em 2017

Análises de laboratório às amostra recolhidas no local apontam para o uso do agente neurotóxico sarin e de cloro, de acordo com a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

OPAQ confirma uso de gás sarin contra civis na Síria em 2017
Notícias ao Minuto

18:09 - 13/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Al-Lataminah

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) confirmou esta quarta-feira como "muito provável" o uso de gás sarin no ataque levado a cabo a 24 de março de 2017 em Al-Lataminah, no noroeste da Síria, cinco dias antes do ataque a Khan Sheikhun, que fez mais de 80 mortos.

A missão de investigação indicou ainda ser "muito provável" a utilização de cloro como arma química, no ataque ao hospital da cidade de Al-Lataminah, que fica a cerca de 20 quilómetros a sul de Khan Sheikhun.

Estas conclusões são agora apresentadas após a missão de investigação, que assenta em testemunhos, análises epidemiológicas e amostras colhidas na região.

Recorde-se que o ataque levado a cabo na localidade de Khan Cheikhoun, numa zona controlada pelos rebeldes, fez 87 mortos, entre os quais 31 crianças, e motivou represálias norte-americanas, a 07 de abril, contra uma base aérea do regime.

Damasco, no entanto, sempre negou a sua implicação no ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório