Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Partido de Moon Jae-in com vitória esmagadora nas eleições locais

Seul, 13 jun (Lusa) -- O Partido Democrático, do presidente sul-coreano Moon Jae-in, favorável à aproximação com Pyongyang, obteve uma vitória esmagadora nas eleições locais, organizadas na véspera da cimeira entre os presidentes dos EUA e da Coreia do Norte, revelam sondagens hoje divulgadas.

Partido de Moon Jae-in com vitória esmagadora nas eleições locais
Notícias ao Minuto

13:36 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

As sondagens realizadas à boca das urnas pelos três principais canais de televisão atribuem ao Partido Democrático 14 dos 17 cargos municipais e de governadores que estavam em jogo.

Este triunfo nas primeiras eleições depois da chegada ao poder de Moon Jae-in, em maio de 2017, é entendido como um sucesso do presidente sul-coreano, artesão da aproximação entre os EUA e a Coreia do Norte.

Em Seul, o presidente da Câmara Park Won-soon deve ter sido eleito para um terceiro mandato, reforçando o seu status de potencial candidato do Partido Democrático em 2022 no final do mandato de Moon Jae-in.

Na assembleia nacional, o Partido Democrático deverá por outro lado obter 10 dos 12 lugares em jogo nestas eleições.

Este partido deverá, doravante, dispor de 128 dos 300 lugares da assembleia, à frente do partido "Liberdade Coreia" do ex-presidente Park Geun-hye (114).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório