Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Aliança Cívica da Nicarágua convoca greve geral

A Aliança Cívica pela Justiça e a Democracia da Nicarágua convocou uma greve geral para a próxima quinta-feira, na sequência da crise sociopolítica no país que já causou mais de 140 mortos.

Aliança Cívica da Nicarágua convoca greve geral
Notícias ao Minuto

08:04 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Crise

"Decidimos convocar uma greve geral de 24 horas a partir das 00:00 de quinta-feira até às 23:59 da noite do mesmo dia", afirmou o presidente do Conselho Superior da Empresa Privada (COSEP), José Adán Aguerri.

"Instamos todos os donos de negócios, pequenos e médios empresários, profissionais independentes e negócios por conta própria a fechar os estabelecimentos e a cessar todas as atividades", acrescentou o dirigente.

A representante universitária da Aliança, Valeska Valle, sublinhou que "apenas a ação cívica conjunta de todos assegurará o êxito desta ação legítima destinada a assinalar e deter a violência e a repressão".

Por fim, a Aliança Cívica exigiu ao Presidente nicaraguense, Daniel Ortega, "uma resposta imediata" à Conferência Episcopal da Nicarágua para retomar o diálogo nacional e "rever o sistema político" em prol de "uma autêntica democracia e justiça".

A Aliança integra estudantes, representantes da sociedade civil e do setor privado.

A Nicarágua vive há mais de um mês a crise sociopolítica mais sangrenta das últimas décadas.

Os protestos contra o Governo foram desencadeados por uma reforma da Segurança Social, entretanto abandonada, mas subiram de tom por causa da violência das autoridades contra os manifestantes, na sua maioria estudantes, e devido às acusações de corrupção e abuso de poder de que são alvos o Daniel Ortega e a mulher e vice-Presidente, Rosario Murillo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório