Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Surto de ébola na RDCongo "não está ainda controlado"

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu hoje que o surto de ébola na República Democrática do Congo "não está ainda controlado" e assinalou que "o perigo é permanente".

Surto de ébola na RDCongo "não está ainda controlado"
Notícias ao Minuto

21:18 - 12/06/18 por Lusa

Mundo OMS

Tedros advertiu que, apesar dos "esforços louváveis" do Ministério da Saúde da RDCongo e das demais organizações internacionais envolvidas, "é necessário continuar atento à população".

"Temos que prosseguir com o trabalho juntos, para controlar a enfermidade, a qual está exposta também a países vizinhos, sobretudo a República do Congo e a República Centro-africana", alertou o diretor-geral da OMS, que visitou as três zonas rurais afetadas pelo surto na RDCongo - Bikoro e Iboko - e a urbana - Mbandaka.

Até hoje registaram-se um total de 55 casos (três suspeitas, 14 prováveis e 38 confirmados) e 28 mortos.

O Ministério da Saúde da RDCongo, a OMS, Médicos Sem Fronteiras e outros organismos internacionais realizam desde há duas semanas uma campanha de vacinação nas três zonas, tendo imunizado já 2.295 personas, com a vacina rVSV-ZEBOV, tratamento experimental testado na Guiné Conacri, na epidemia de 2014 a 2016.

Este surto de ébola começou com a descoberta do vírus em 1976, no leste da RDCongo, quando o país se denominava Zaire.

A doença transmite-se por contacto direto com o sangue e os fluídos corporais de pessoas ou animais infetados, causando hemorragias graves e uma taxa de mortalidade de 90%.

A pior epidemia de ébola conhecida declarou-se em março de 2014, com os primeiros casos que remontam a dezembro de 2013, na Guiné Conacri, tendo depois se expandido pera a Serra Leoa e a Libéria.

A OMS marcou o fim da epidemia em janeiro de 2016, depois de se terem registado 11.300 mortos e mais de 28.500 casos, números que se admite terem sido mais elevados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório