Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Israel realça importância da cimeira para o nuclear do Irão

Jerusalém, 12 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, considerou hoje que a cimeira entre o Presidente dos Estados, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un é importante para a desnuclearização do Irão.

Israel realça importância da cimeira para o nuclear do Irão
Notícias ao Minuto

19:25 - 12/06/18 por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

Netanyahu felicitou Trump pela "cimeira histórica de Singapura", que "constitui um passo importante nos esforços para desnuclearização da península coreana", e sublinhou que o Presidente norte-americano "adotou igualmente uma posição contra a tentativa do Irão de ter arma nuclear".

Numa breve intervenção na televisão, o chefe do Governo israelita sublinhou ainda que Donald Trump tomou ainda uma "posição ofensiva" contra "a agressividade" do Irão no Médio Oriente.

Benjamin Netanyahu frisou que o processo de enriquecimento de urânio e o posicionamento do Irão na região "afetou já a economia iraniana".

Em 08 de maio, os Estados Unidos retiraram-se do acordo internacional sobre o nuclear iraniano, celebrado em Viena, na Áustria, em 2015.

Os líderes dos EUA e da Coreia do Norte apertaram hoje as mãos e acordaram a "total desnuclearização" da península coreana, com Donald Trump a passar a imagem de uma reunião de sucesso.

Na declaração inicial, Trump disse que deu "garantias de segurança" à Península coreana e que em troca recebeu a promessa de total desnuclearização do programa de armamento norte-coreano, considerando que as negociações correram "muito bem", mas avisando que o processo é longo e que deverá ser necessário um segundo encontro com o seu homólogo norte-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório