Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo são-tomense e Banco Mundial assinam acordos de 12 milhões

O Banco Mundial (BM) assinou hoje com o Governo são-tomense dois acordos de financiamento no valor global de 12 milhões de dólares, destinados ao reforço de capacidade institucional e apoio orçamental.

Governo são-tomense e Banco Mundial assinam acordos de 12 milhões
Notícias ao Minuto

17:41 - 12/06/18 por Lusa

Mundo BM

Dos 12 milhões de dólares, seis destinam-se ao reforço de capacidade institucional e outros seis milhões são para apoio orçamental.

Fonte governamental disse à Lusa que estes dois financiamentos são concedidos em forma de empréstimos.

"O primeiro é um projeto de capacitação e vai beneficiar várias instituições, designadamente o Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azul e da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, bem como o Instituto de Estatística", explicou o representante do Banco Mundial, Olivier Lambert.

O responsável referiu que o objetivo é "reforçar a supervisão bancária, melhorar a gestão dos recursos públicos e a capacidade de produção de estatísticas, que é muito importante para se decidir as políticas económicas".

Relativamente ao apoio orçamental, o objetivo é "apoiar mais os esforços do Governo nos vários domínios do setor financeiro, ambiente de negócio, infraestruturas e apoio aos investimentos públicos", acrescentou.

"Achamos que com esses dois acordos de financiamento, São Tomé possa ter uma boa capacidade para o futuro imediato, mas estamos a preparar outros projetos com o Governo", disse o representante do BM, anunciando que a sua instituição pretende quadruplicar os recursos para o arquipélago.

Os dois acordos foram assinados por Olivier Lambert e pelo ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos.

"Hoje o BM é dos maiores parceiros que nós temos em termos de financiamento, estão em várias áreas como a educação, transportes, energia, área económica e pensamos que a esse ritmo, nos próximos anos, poderemos atingir um nível de ajuda dessa instituição comparada àquela que vem fazendo nos outros países", disse Américo Ramos.

O representante do Banco Mundial encontra-se em São Tomé desde domingo para uma visita de uma semana ao arquipélago.

Terá vários encontros na capital e na região autónoma de Príncipe com entidades governamentais, o governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) e representantes de organismos das Nações Unidas e da sociedade civil.

De acordo com um comunicado do Banco Mundial, a delegação irá encontrar-se com as instituições governamentais para avaliar a aplicação dos projetos.

Na Região Autónoma do Príncipe, Olivier Lambert reúne-se com o presidente regional para se inteirar sobre a realidade local e participará numa palestra subordinada ao tema "a Economia Azul no Contexto da Reserva Mundial da Biosfera da Região Autónoma do Príncipe."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório