Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vídeo mostra força destruidora do vulcão Kilauea

O rasto de devastação deixado pelo vulcão Kilauea é assombroso. Terrenos devastados e casas destruídas por rios de lava.

Notícias ao Minuto

19:48 - 11/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Havai

O vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, entrou em erupção em 3 de maio e desde então foram registadas dezenas de fissuras que continuam a expelir lava, criando explosões e correntes que atravessam tanto campos, como estradas e zonas povoadas, em direção ao mar. Centenas de pessoas foram já obrigadas a abandonar as suas casas.

A USGS, a entidade geológica dos Estados Unidos, continua a acompanhar a situação de perto e a registar a evolução da erupção. No vídeo acima é possível ver o rasto de destruição deixado pelas erupções de lava, que continuam esta segunda-feira, formando vários rios.

“A lava continua a ser dirigida para as correntes que vão para norte e depois para este, para a entrada no oceano em Kapoho”, indica a autoridade, acrescentando que as emissões de gás continuam a ser significativas.

O vulcão, recorde-se, situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. Até ao momento, foram já retiradas milhares de pessoas que ainda não foram autorizadas a regressar a casa e cerca de 600 casas ou edifícios foram destruídos pela lava.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório