Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Negociações correm bem e Trump planeia regressar na terça-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeia sair de Singapura ainda na terça-feira, uma vez que as conversações com a Coreia do Norte estão a correr "mais depressa do que o previsto", segundo a Casa Branca.

Negociações correm bem e Trump planeia regressar na terça-feira
Notícias ao Minuto

14:45 - 11/06/18 por Lusa

Mundo Singapura

Trump tinha previsto regressar a Washington na quarta-feira, planeando passar a terça-feira com o líder norte-coreano em Singapura, mas hoje, véspera do início da reunião, o Presidente dos Estados Unidos anunciou que optou por regressar cerca das 20h00 de terça, quase 15 horas antes do previsto no plano inicial.

"As discussões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão em curso e progrediram mais depressa que o previsto", disse a Casa Branca num comunicado divulgado hoje.

O progresso a que se refere o líder norte-americano não foi especificado, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros norte-americano, Mike Pompeo, pareceu baixar as expectativas, apesar de Trump ter até admitido que as conversações poderiam redundar num acordo assinado para dar por concluída a Guerra da Coreia.

A cimeira entre Trump e Kim, na terça-feira em Singapura, é a primeira entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos no seguimento da Guerra da Coreia e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Este encontro histórico ocorre depois de, em 2017, as tensões terem atingido níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), face aos sucessivos testes nucleares de Pyongyang e à retórica beligerante de Washington.

A cimeira deve começar às 09h00 de terça-feira (02h00 em Lisboa), no hotel Capella de Singapura, e resulta de uma corrida contra o tempo - com uma frenética atividade diplomática em Washington, Singapura, Pyongyang e na fronteira entre as duas Coreias -, em que houve anúncios, ameaças, cancelamentos e retratações surpreendentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório