Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Assad acusa Ocidente de apoiar terroristas e de prolongar guerra na Síria

Presidente sírio acusa Reino Unido, França e Estados Unidos de apoiarem grupos terroristas e de impedirem o seu regime de terminar a guerra civil na Síria, que já dura há mais de seta anos.

Assad acusa Ocidente de apoiar terroristas e de prolongar guerra na Síria
Notícias ao Minuto

08:30 - 11/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Entrevista

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, acusou o Ocidente, em particular o Reino Unido, os Estados Unidos e os seus aliados, de serem os principais responsáveis pela guerra civil na Síria que entrou, em março, no seu oitavo ano.

Numa entrevista ao Daily Mail, Assad afirmou que, se não fosse a interferência dos países ocidentais, o seu regime já teria conseguido ter derrotado os grupos rebeldes e terroristas, terminando, desta forma, a guerra.

“Eu sempre disse que em menos de um ano nós conseguiríamos resolver este conflito, não é complicado”, começou por dizer. “Por isso, pensamos que quanto mais avançarmos política e militarmente, mais o Ocidente, especialmente os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, vão tentar prolongar o conflito e dificultar uma solução para os sírios”.

Relativamente às acusações de utilização de armas químicas em Douma, que levou, em abril, o Ocidente a bombardear posições estratégicas do regime, Bashar al-Assad considerou tudo uma encenação e acusou o Ocidente de apoiar grupos terroristas.

“O Reino Unido apoia publicamente os Capacetes Brancos que pertencem à Al-Qaeda”, denunciou Assad. “Nós estamos a combater os terroristas e esses terroristas são apoiados pelos governo britânico, francês, americano e pelas suas marionetas”.

Assad deixou ainda críticas particulares ao Reino Unido e a Theresa May, acusando a primeira-ministra britânica de mentir e de prosseguir uma política colonialista na Síria.

“Isto é uma política colonial, é assim que a vemos, e não é nova. Eles [Reino Unido] nunca mudaram a sua política, que existe desde o século XX”, disse o presidente sírio, acusando o Reino Unido, França e Estados Unidos de invadirem o país, ao contrário da Rússia e do Irão que, garante, foram convidados a ajudar a Síria.

“Para os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, a presença na Síria é ilegal. É uma invasão. Eles estão a violar a violar a soberania da Síria”.

A guerra na Síria começou em março de 2011 e desde então já causou cerca de 500 mil mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório