Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Assustado e humilhado: Polícia de Chicago deteve rapaz de 10 anos

Os agentes procuravam um adolescente suspeito de estar armado e confundiram-no com este rapaz. Família do menino diz que ele ficou traumatizado para o resto da vida. Polícia de Chicago defende-se.

Assustado e humilhado: Polícia de Chicago deteve rapaz de 10 anos
Notícias ao Minuto

17:00 - 08/06/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

A polícia de Chicago está a ser alvo de duras críticas depois de dois dos seus agentes terem detido um rapaz de 10 anos que confundiram com um adolescente que estaria armado. O incidente aconteceu no dia 1 de junho mas as imagens só agora foram divulgadas.

O rapaz estava a brincar perto da casa da avó quando os polícias se aproximaram. Começou a fugir e esse foi o motivo apontado pelos agentes para o deterem. O rapaz não estava armado mas os polícias mantiveram-no algemado durante 15 minutos. Nas imagens pode-se ver que o menino está visivelmente assustado. Está a chorar e chega ao ponto de urinar nas calças.

A avó do rapaz e outras pessoas no local pedem aos agentes para o libertarem e dizem que o miúdo não fez nada. A dada altura, alguém que surge nas imagens explica aos agentes que ele fugiu porque estava “assustado. Vocês mataram o pai dele”.

A família do rapaz diz que ele ficou “traumatizado para o resto da vida”. O superintendente da polícia de Chicago, Eddie Johnson, mostrou-se compreensivo com a revolta desta família e já pediu uma investigação interna. Mas saiu em defesa dos seus agentes.

“Eles seguiram todas as nossas regras e protocolos, por isso não estou preocupado”, disse. Johnson considera que os agentes algemaram o rapaz por “razões de segurança” e percebeu o facto de terem-no confundido. “É difícil para um agente dizer logo se ele tinha 10, 12 ou 14 anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório