Unidade prevalece na NATO "apesar de desacordos" noutras áreas

O secretário-geral da NATO, Jen Stoltenberg, sublinhou hoje que a unidade entre os países da Aliança não é afetada por desacordos entre outros domínios, referindo-se a diferendos entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos.

Jens Stoltenberg  secretário-geral da NATO

© Reuters

Lusa
08/06/2018 13:53 ‧ 08/06/2018 por Lusa

Mundo

Stoltenberg

"O encontro mostrou a unidade da NATO, apesar de desacordos entre aliados noutras áreas como o nuclear e o comércio", disse Stoltenberg, numa conferência de imprensa no final da reunião dos ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa).

O responsável aludia aos diferendos entre a UE e os Estados Unidos sobre o acordo nuclear com o Irão (do qual Washington se retirou) e sobre a imposição de sobretaxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os dois blocos.

Os EUA e o Canadá, outro membro da NATO, travam também uma guerra comercial.

Stoltenberg adiantou ainda esperar que na cimeira haja uma decisão sobre o aumento do orçamento da Aliança, sublinhando não haver ainda números concretos para apresentar.

A próxima cimeira deve decidir o reforço do apoio ao Afeganistão, onde a NATO tem atualmente uma missão não-combatente, de treino, aconselhamento e assistência às forças de segurança e forças armadas.

A reunião dos ministros da Defesa serviu para preparar a próxima cimeira da NATO, marcada para 11 e 12 de julho, em Bruxelas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas