Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Suspensas buscas por razões de segurança em torno de vulcão na Guatemala

As buscas de desaparecidos em torno do vulcão de Fogo, na Guatemala, tiveram hoje de ser novamente suspensas por razões de segurança, três dias após uma violenta erupção que fez pelo menos 101 mortos e 200 desaparecidos.

Suspensas buscas por razões de segurança em torno de vulcão na Guatemala
Notícias ao Minuto

17:55 - 07/06/18 por Lusa

Mundo Conred

"As condições climáticas e os resíduos ainda incandescentes nas zonas afetadas não permitem preservar a integridade física dos socorristas", declarou à imprensa David de Leon, porta-voz da Coordenação Nacional de Luta contra as Catástrofes Naturais (Conred).

"Recordamos que podem ocorrer explosões na zona e que a chuva pode provocar deslizamentos de lama e cinza", alertou.

Desde há três dias que equipas de socorro, polícias e militares reviram escombros, cinzas e rochas à procura de cadáveres em San Miguel Los Lotes e outras localidades afetadas pela violenta explosão, no domingo, deste vulcão cujo cume se situa a 3.763 metros de altitude e que fica a 35 quilómetros a sudoeste da capital guatemalteca.

Na quarta-feira, as buscas já tinham sido suspensas devido a chuva forte e a uma maré de lava incandescente que arrastou pedaços de rocha com cinco metros de altura, em alguns casos, segundo o Instituto Guatemalteco de Vulcanologia (Insivumeh).

Esta catástrofe fez pelo menos 101 mortos, 58 feridos e 197 desaparecidos na localidade de Escuintla e seus arredores.

Mais de 72 horas após a tragédia, a ajuda internacional começou a organizar-se e os Estados Unidos enviaram na quarta-feira um avião militar que transportou seis crianças queimadas na erupção vulcânica para um hospital especializado de Galveston, no Texas.

O vulcão de Fogo tinha já entrado em erupção este ano em janeiro. Em setembro de 2012, a sua anterior entrada em atividade causou a retirada de cerca de 10.000 pessoas residentes em aldeias situadas no flanco sul.

Há outros dois vulcões também ativos na Guatemala: o Santiaguito (oeste) e o Pacaya (20 quilómetros a sul da capital).

Este pequeno país da América central fica na 'Cintura de fogo do Pacífico', uma zona que concentra cerca de 85% da atividade sísmica terrestre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório