Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Netanyahu alerta Assad para represálias se iranianos continuarem na Síria

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, advertiu hoje o presidente sírio, Bashar al-Assad, para represálias do seu país se permitir que o Irão crie raízes militares na Síria.

Netanyahu alerta Assad para represálias se iranianos continuarem na Síria
Notícias ao Minuto

13:12 - 07/06/18 por Lusa

Mundo Tensão

"Penso que há uma nova abordagem que deve ser adotada e a Síria deve entender que Israel não permitirá o enraizamento militar iraniano na Síria contra Israel", alertou Netanyahu em visita a Londres, assinalando que "as consequências não serão apenas para as forças iranianas, mas também para o regime de Assad".

Netanyahu considerou que, "agora que a guerra acabou, que o Daesh (acrónimo árabe para o grupo radical Estado Islâmico) acabou", Assad não pode permitir a instalação do Irão "com a intenção de atacar Israel, de potencialmente destruir Israel a partir do território sírio".

"Penso que Assad deve ter isto em consideração (...) Se disparar sobre nós, como acabámos de demonstrar, destruiremos as suas forças", declarou o chefe do governo israelita durante um encontro com a imprensa no centro de reflexão britânico Policy Exchange.

Na segunda semana de maio, Israel realizou dezenas de ataques aéreos contra alvos na Síria, apresentados como iranianos, afirmando ripostar a tiros de 'rockets' iranianos contra a zona dos montes Golã que ocupou e anexou.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, aquela onda de ataques israelitas contra posições militares suspeitas na Síria causou 42 mortos, entre os quais pelo menos 19 iranianos.

Nos meses anteriores, o exército israelita já tinha realizado dezenas de ataques contra posições do movimento xiita libanês Hezbollah e das forças iranianas na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório