Condenado a prisão perpétua o autor do ataque terrorista em Estocolmo

Rakhmat Akilov atropelou mortalmente cinco pessoas na capital sueca no ano passado. Expressou simpatia pelo Estado Islâmico.

Notícia

© Reuters

Fábio Nunes
07/06/2018 12:06 ‧ 07/06/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Suécia

Um tribunal da Suécia condenou a prisão perpétua o autor do ataque terrorista na cidade de Estocolmo abril do ano passado, avança a BBC. Rakhmat Akilov, de 40 anos e natural do Uzbequistão, roubou um camião e atropelou várias pessoas numa das ruas mais movimentadas da cidade. Cinco pessoas morreram e 10 ficaram feridas na sequência deste ataque. 

O objetivo de Akilov era provocar um número maior de vítimas. No interior da viatura a polícia descobriu um explosivo feito de botijas de gás e com pregos, que acabou por não explodir como previsto e causou apenas um pequeno incêndio no camião.

Depois do atropelamento, Akilov fugiu do local mas as autoridades suecas conseguiram localizá-lo e detê-lo rapidamente.  Durante o interrogatório confessou ter sido o autor do ataque. 

Apesar do Estado Islâmico nunca ter reivindicado o ataque, Akilov tinha expressado anteriormente simpatia pelo grupo terrorista.

Rakhmat Akilov deixou o Uzbequistão e viajou para a Suécia em 2014, onde pretendia obter asilo. No entanto, em dezembro de 2016 as autoridades suecas comunicaram-lhe que o seu pedido tinha sido rejeitado e que tinha quatro semanas para deixar o país. Desapareceu e meses antes do ataque foi colocado numa lista de pessoas procuradas. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas