Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Trump acusa Canadá de incêndio da Casa Branca causado em 1814

O Presidente de Estados Unidos atribuiu hoje ao Canadá o incêndio da Casa Branca que, de facto, foi feito pelas tropas britânicas, durante a guerra anglo-norte-americana, em 1814.

Trump acusa Canadá de incêndio da Casa Branca causado em 1814
Notícias ao Minuto

23:58 - 06/06/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Por acaso, não nos queimaste a Casa Branca?!", questionou Donald Trump, dirigindo-se a Justin Trudeau, durante uma conversa telefónica, ocorrida em 25 de maio, a propósito da imposição de direitos alfandegários às importações de aço e alumínio por parte dos EUA, segundo a cadeia televisiva CNN, que cita fontes anónimas.

Desde que Trump anunciou que estava a ponderar estas medidas protecionistas, a Casa Branca defendeu a decisão com argumentos de segurança nacional.

Contudo, este argumento tem sido questionado tanto por peritos como por dirigentes políticos.

Com efeito, durante uma entrevista realizada no passado fim de semana, com as taxas alfandegárias já em vigor, o próprio Trudeau chegou a perguntar "em que universo é que o Canadá pode representar uma ameaça aos EUA".

Questionado sobre se o líder canadiano poderia considerar a observação de Trump como uma piada, a fonte citada pela CNN limitou-se a dizer que o impacto que esta medida vai ter no Canadá e na indústria dos EUA "não é tema de riso".

O incêndio que devastou a residência presidencial em 1814 foi da autoria de tropas britânicas, em represália por um ataque contra a então colónia britânica de Iorque, no Estado do Ontário, região que hoje integra o Canadá.

Esta não é a primeira vez que Trump faz uma afirmação que provoca a indignação dos canadianos, uma vez que em março gabou-se, perante as câmaras, de ter mentido a Trudeau, ao dizer que os EUA têm um défice comercial com o Canadá.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório