Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Atentado em Bagdade faz pelo menos sete mortos e 20 feridos

Mesquita xiita onde ocorreram as explosões é frequentada por Muqtada al-Sadr. O clérigo xiita foi o grande vencedor das últimas eleições no Iraque.

Atentado em Bagdade faz pelo menos sete mortos e 20 feridos
Notícias ao Minuto

21:50 - 06/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Iraque

Duas explosões numa mesquita xiita em Bagdade, no Iraque, causaram pelo menos sete mortos e 20 feridos, noticia a Al Jazeera. 

A informação foi confirmada pelas forças de segurança iraquianas. Para além das vítimas, há ainda registo de danos causados nas imediações das duas explosões.

O ataque ocorreu numa mesquita xiita que é frequentada por Muqtada al-Sadr, o clégiro xiita que foi o grande vencedor das últimas eleições parlamentares no Iraque

Al-Sadr tornou-se famoso especialmente durante a invasão norte-americana do Iraque, após 2003, pela forma veemente como combateu a ocupação dos Estados Unidos. 

Para além disso, apesar de ser xiita, é conhecido pela sua oposição ao Irão. Contrariando as expectativas, a coligação que lidera saiu vencedora das eleições, tendo, ao que tudo indica, de formar governo.

O ataque desta quarta-feira ainda não foi reivindicado, mas surge precisamente no dia em que o parlamento iraquiano votou para que os resultados das últimas eleições, ocorridas em 12 de maio, sejam recontados devido a irregularidades. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório