Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Romã contaminada com Hepatite A mata mulher na Austrália

O produto congelado foi ligado a 24 casos de Hepatite A no país. Esta é a primeira morte.

Romã contaminada com Hepatite A mata mulher na Austrália
Notícias ao Minuto

17:20 - 06/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Carreira

Uma mulher australiana, de 64 anos, morreu depois de ter contraído hepatite A de um pacote de romãs congeladas. Um caso que está a ser classificado pelas autoridades de saúde do país como "raro e trágico".

Em abril tinha já sido emitido um aviso onde era pedido aos consumidores que deitassem fora os produtos congelados da marca Entyce Food Ingredients, da Creative Gourmet. Foram vendidos cerca de dois mil pacotes das romãs de origem egípcia, mas as autoridades afirmam que as romãs frescas ou cultivadas localmente não foram afetadas. 

As frutas congeladas, em questão, estão ligadas a 24 casos de Hepatite A no país, mas a maior parte das pessoas afetadas fez uma recuperação total, conta a BBC.

"A morte da mulher é a única até agora ligada com este pedido de retirada do produto", referiu o gabinete do responsável de saúde do sul da Austrália.

A Hepatite A ataca o fígado e normalmente apanha-se através de fezes, de relações sexuais ou por tocar em fruta ou objetos contaminados. A pessoa afetada demora entre 15 e 50 dias a desenvolver sintomas, que incluem náuseas, febre e amarelecimento da pele.

Já o ano passado a mesma empresa foi obrigada a retirar uma mistura de frutos vermelhos congelados do mercado no seguimento de um surto da mesma doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório