Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Médicos russos acusados de deixar morrer doente em frente ao hospital

As autoridades russas abriram hoje uma investigação depois de alguns médicos terem recusado ajudar uma mulher que estava a morrer do lado de fora de um hospital em Ecaterimburgo, uma das cidades do campeonato mundial de futebol.

Médicos russos acusados de deixar morrer doente em frente ao hospital
Notícias ao Minuto

13:39 - 06/06/18 por Lusa

Mundo Rússia

Doente de cancro, a mulher tinha acabado de ir ao hospital para tratamento e esperava na noite de terça-feira que um táxi deixasse as instalações, quando se sentiu mal, relata o site de notícias Lenta.ru.

Um homem pediu então ajuda aos médicos, que lhe disseram que tinham "trabalho suficiente", segundo o popular diário Komsomolskaya Pravda, que transmitiu um vídeo filmado por este homem.

"Chegamos em breve, temos aqui também pessoas gravemente doentes", disseram os médicos, de acordo com o vídeo.

"Quando a ambulância chegou, a mulher não mostrou sinais de vida. O hospital estava localizado a poucas centenas de metros do paciente", disse o Ministério Público em comunicado, anunciando a abertura de uma investigação.

Se os médicos forem considerados culpados, enfrentam uma pena até quatro anos de prisão.

Localizada a 1.400 quilómetros a leste de Moscovo, Ecaterimburgo, uma cidade de 1,4 milhões de habitantes, vai receber quatro jogos durante o campeonato do mundo de futebol que começa a 14 de junho, na Rússia.

Parente pobre do Orçamento do Estado russo, o setor da saúde na Rússia foi objeto de uma reforma em 2014, que levou à demissão de milhares de médicos e ao encerramento de cerca de 30 hospitais em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório