Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Merkel considera "inviável" regresso da Rússia ao G7

A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou hoje como "inviável" que o grupo dos sete países mais industrializados (G7) possa readmitir a Rússia e voltar ao formato G8, de onde o país foi afastado depois da anexação da Crimeia.

Merkel considera "inviável" regresso da Rússia ao G7
Notícias ao Minuto

13:34 - 06/06/18 por Lusa

Mundo Rússia

Numa sessão de perguntas e respostas na câmara baixa do parlamento alemão, Merkel foi questionada por um deputado de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Michael Espendiller, sobre se seria positivo recuperar o formato G8.

A chanceler respondeu que o grupo se define pelo respeito dos seus membros pela lei internacional e que a anexação da Crimeia, em 2014, foi uma "violação flagrante" da lei, pelo que o afastamento da Rússia "era inevitável".

A readmissão "é atualmente inviável", afirmou.

Ainda sobre a cimeira do G7, Merkel sublinhou o seu interesse em que a declaração final do encontro não fique aquém da de 2017, frisando que, de lá para cá, a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris e do acordo nuclear com o Irão e a imposição de tarifas ao aço e alumínio apontam para um "problema sério com os acordos multilaterais".

O G7, constituído pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, reúne-se em cimeira sexta-feira e sábado em Charlevoix, Canadá.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório