A página "Tattoo Friendly" (Amigo das Tatuagens) pretende ser uma referência para turistas estrangeiros tatuados que querem ir a hotéis, spas, ou piscinas no Japão, entre outros locais públicos, onde normalmente há restrições de entrada às pessoas com tatuagens.
A ideia surgiu porque "a comunicação é difícil devido à língua" e desta forma os turistas podem "aceder a novos conteúdos", afirmou o criador do site, Miho Kawasaki.
O responsável da "Tattoo Friendly" disse ainda não fazer sentido continuar a aplicar medidas "rígidas e restritivas" contra as tatuagens por causa da associação das tatuagens a grupos criminosos, como a 'yakuza' (máfia japonesa).
O site, lançado em inglês a 28 de maio, já registou mais de 10.000 visualizações e permite aos utilizadores verem o mapa do arquipélago japonês e verificar as regras de acesso relacionadas com a permissão de tatuagens em vários tipos de estabelecimentos.
Kawasaki quer combater os preconceitos e, desta forma, evitar situações difíceis para os turistas, quando confrontados com a proibição de entrada nos locais.
Mais de metade dos estabelecimentos termais e banhos públicos no Japão não permitem tatuagens, de acordo com uma pesquisa realizada pelo governo nipónico em 2015.