Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mariano Rajoy anuncia saída de liderança do PP

Decisão chega após moção de censura que retirou o seu partido do governo.

Mariano Rajoy anuncia saída de liderança do PP
Notícias ao Minuto

12:07 - 05/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Espanha

Mariano Rajoy está de saída da presidência do PP.

O agora ex-primeiro-ministro espanhol viu o governo que liderava ser derrubado no parlamento na última sexta-feira, na sequência de uma moção de censura que abriu caminho a um novo governo que irá ser liderado por Pedro Sánchez, dos socialistas.

O anúncio de Rajoy de que o El Pais dá conta foi feito esta terça-feira, em Madrid, perante o Comité Executivo Nacional do PP que se reuniu precisamente para discutir a estratégia futura do partido. "É o melhor para o PP, para mim e para Espanha", afirmou Mariano Rajoy.

O ainda líder do partido anunciou também o pedido para um congresso extraordinário do partido, congresso esse que permitirá ao partido escolher quem o irá suceder na presidência do PP.

Esta saída de Rajoy da liderança do PP tem sido acompanhada por declarações do ex-governante espanhol no Twitter, onde não poupa críticas ao PSOE, partido que sucede agora ao PP no poder.

"Oferecemos uma grande coligação ao PSOE, como na Alemanha, para salvaguardar o interesse nacional. Rejeitaram-na. Hoje sabemos que o verdadeiro interesse do seu secretário-geral [Pedro Sánchez]: presidir ao governo a qualquer preço".

[Notícia atualizada às 12h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório